A angioplastia de artéria carótida ou vertebral é um procedimento minimamente invasivo, por via endovascular (por cateterismo), sem a necessidade de cirurgia aberta. É realizada para restaurar o fluxo dessas artérias, que são as principais a levar sangue para o cérebro. A causa mais comum de estenose são placas de gordura e cálcio (aterosclerose).
Para a realização do procedimento, é necessário acessar o espaço intravascular através de uma punção (geralmente na virilha ou no punho). Após a punção arterial, com o auxílio de cateteres especiais, pode-se navegar até o local da estenose. Com o uso de raio-x e contraste radiológico, são obtidas imagens digitais em tempo real na tela da máquina de hemodinâmica para guiar o procedimento.
O tratamento envolve a colocação de um stent cobrindo a placa de gordura e, eventualmente, um balão temporário para dilatar o stent. Existem diversos tipos de materiais disponíveis e a escolha da técnica será individualizada. Além de reestabelecer o calibre normal da artéria, o tratamento evita a migração de pedaços da placa (trombos/coágulos) para o cérebro, o que poderia causar AVC (derrame).