O acidente vascular encefálico ou cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral, é a maior causa de morte e incapacidade em adultos no Brasil. O AVC pode acontecer em qualquer idade, embora seja mais comum entre os idosos.
O tipo mais comum de AVC é o chamado AVC isquêmico, que ocorre quando um dos vasos sanguíneos do cérebro fica obstruído, impedindo a passagem de sangue e causando a morte das células cerebrais naquela região. Esse bloqueio do sangue pode ocorrer por uma placa de gordura ou trombo formado nos vasos ou no coração. Entre os fatores de risco estão a hipertensão (pressão alta), diabetes, dislipidemia (colesterol alto), tabagismo (cigarro) e arritmias ou outras alterações cardíacas.
Reconhecer os sintomas de um AVC é fundamental para buscar tratamento precoce e prevenir sequelas. Os principais sintomas de um AVC são:
Se algum desses sintomas for identificado, é importante buscar atendimento médico urgente.
O tratamento varia de acordo com o tipo de AVC e o tempo desde o início dos sintomas. Para o AVC isquêmico, o objetivo do tratamento de urgência é reabrir o vaso cerebral obstruído. Para isto, a depender do tempo, pode ser indicada uma medicação para dissolver o trombo (trombólise química) e/ou um procedimento endovascular (por dentro do vaso) para retirar o trombo diretamente (trombectomia mecânica).
A prevenção do AVC baseia-se em hábitos de vida saudáveis e controle de fatores de risco (hipertensão, diabetes, colesterol alto, tabagismo, etc).